Seminar



A interação entre usos do solo e transportes, as influências que esta interação produz nas deslocações e nos padrões de mobilidade e a procura de melhoria da integração destes aspetos no quadro da promoção de uma política de mobilidade urbana mais sustentável tem sido objeto de diversos estudos e projetos de investigação ao nível europeu, sobretudo ao nível de grandes áreas urbanas e em de países do norte e centro da europa. Projetos desenvolvidos no quadro da rede temática PLUME com o apoio da EU, revelam que aquelas interações são complexas e que os impactes nos comportamentos de deslocação e nos padrões de mobilidade são diversos, nem sempre no mesmo sentido e com a mesma intensidade, e estão longe de ser conhecidos. O projeto ILUT tem como tema central o estudo das interações entre usos do solo e transportes e as influências que esta interação produz nas deslocações e nos padrões de mobilidade em 4 cidades médias portuguesas (Vila Real, Castelo Branco, Santarém e Faro). O projeto aporta cinco inovações: (i) em termos conceptuais; os estudos desenvolvidos a nível internacional incidem sobretudo sobre grandes áreas urbanas; (ii) em Portugal, praticamente não existem estudos sobre esta temática; (iii) as metodologias desenvolvidas são inovadoras nos planos nacional e internacional; e (iv) a comparação a nível internacional com outras realidades territoriais distintas é agora possível.

The interaction between land use and transport, the influences that this interaction produces in the movements and mobility patterns as well as the demand for improved integration of these aspects in the promotion of more sustainable urban mobility policies has been the subject of several studies and research projects at European level, mostly in terms of large urban areas and in northern and central Europe. Projects developed under the PLUME Thematic Network (see final report here) with support from the EU, show that these interactions are complex and the impacts on travel behavior and mobility patterns are diverse, not always in the same direction and with the same intensity, and are far from being known. The InLUT research project is focused on the study of the interactions between land use and transport and the influences that this interaction produces in the movements and patterns of mobility in four Portuguese medium-sized cities, namely Vila Real, Castelo Branco, Santarém and Faro. The project brings five innovations: (i) in conceptual terms; studies developed at the international level focus mainly on large urban areas; (ii) in Portugal, there are hardly any studies on this subject; (iii) the methodologies developed are innovative at the national and international levels; and (iv) the international comparison with other different territorial realities is now possible. This international seminar aims, first, to disseminate the results achieved under the research project and, second, to gather the inputs and reflections of a set of national and international experts on the issues addressed in the research project: medium-sized cities, land use and urban planning, transport and mobility and interrelationships between all these aspects and their impact on travel behavior and mobility patterns.


Programa Seminário Internacional InLUT 5 de Junho | Biblioteca Nacional | Lisboa


9.00 | Abertura oficial Miguel de Castro Neto
Secretário Estado do Ordenamento de Território e da Conservação da Natureza

Rui Amaro Alves
General Director for Territorial Development
10h00 | Painel de discussão

Moderador: Robert Stussi Apresentação

“Land use and transport: from co-evolution to co-ordination ”Apresentação
Stephen Marshall
University College London, Faculty of the Built Environment

“Accessibility, complex travel needs and the planning system”Apresentação
Helena Titheridge University College London,
Civil, Environmental and Geomatic Engineering
11h15 | Intervalo Pausa (15 min)
11h30 | Painel de discussão
Moderador: David Vale

“Cidades médias: uma reflexão prospetiva”
Teresa Maria Vieira de Sá Marques
Universidade do Porto, Departamento de Geografia

“Mobilidade nas cidades médias: potencialidades mas também dificuldades”
Fernando Nunes da Silva
Instituto Superior Técnico, Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos

“Políticas de Transporte/Mobilidade em Cidades de Média Dimensão”
Álvaro Costa
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Departamento de Engenharia Civil
13h00 | IntervaloAlmoço Livre (1 hora)
14h00 | InLUT


Pausa de 15 min


Projeto de Investigação InLUT :
Apresentação / Objetivos do projeto
Apresentação
Metodologia
Apresentação
Divulgação dos resultados
Apresentação
Conclusões do projeto
Apresentação


Rui Alves – (UTAD)
David Vale - (FA, UL)
Maria Manuela Rosa - (ISE, UAlg)
Ricardo Bento – (UTAD)


Guardar